<$BlogRSDURL$>

terça-feira, fevereiro 17, 2004

Uma analisa critica cinematografica.

Para quem nao me conhece,eu gosto muito de filmes e tento aprofundar muito o seu conteudo,e tudo e tudo e tudo... Há uns tempos quando explorava neste vasto meio que é a net e porque tava numa de ler algo sobre jovens realizadores portugueses,vou parar a um site de Manoel de Oliveira. É,eu tambem desconfiei amigo mas a net nunca nos engana,lembrem-se disso!
Manoel de Oliveira esse dinossaurio,um burrié solidificado na narina do cinema, uma feze entalada na sanita da cinematografia mundial, é o "Senhor das Bobinas",sem duvida alguma!



Decidi explorar o site,em busca de coisas novas,encher o meu cerebro de conhecimentos "Manoelenses"... Comecei pela data de nascimento do senhor,constatando que já cá mora vai para 95 anos. Bonita idade,hein?! 95 frescos anos...é a flor da idade,está no seu auge! Aproveita Manel!
Contudo,nao há bela sem senao... Minha alma (se bem que seja estupida por Natureza,é inato) ficou parva! A sua primeira obra intitula-se de,e agora peço aos leitores mais sensiveis que se sentem, Aniki-Bóbó..... É o choque,nao é amigo leitor? Nao estava á espera,certo?
Manel, Aniki-Bóbó?????? Será que nao havia outro nome a dar-lhe?! Tinha de ser Aniki-Bóbó? Todos nós,amigos,sabemos a conotaçao que "Bóbó" tem nos tempos que correm e há 70 anos atras nao deveria ser muito diferente. Implica a mamada,o lamber o pepino...Há 70 anos era o mesmo, dei-me ao trabalho de o perguntar ao meu avô!

Mas um mal nunca vem só,há sempre algo pior que o acompanha...A historia nao tem nada de teor sexual,no entanto aborda a historia de dois meninos que se conhecem na ribeira do Porto e estabelecem uma forte amizade entre eles. Vamos entao reter a informaçao.Dois meninos conhecem-se,ate aqui nada de grave,mas conhecem-se na ribeira do Porto. Só por si,Porto já é roto e depois é na ribeira, local conhecido pela prostituiçao, pela pouca vergonha, onde Manoel de Oliveira fez com que dois meninos se conhecem-se o que implica eles estarem futuramente envolvidos em negocios ilegais e assumirem a posiçao de proxenetas naquela área.
Nao bastasse já abordar a prostituiçao e todo esse ambiente nocturno, Manoel ainda faz com que entre eles nasça uma FORTE amizade - homossexualidade. Oliveira aborda a homossexualidade nas calmas como se nao houvesse problema algum em 1942 relatar esse tema... Portugal era um pais do "sbem" que aceitava essas modernices todas e tal! Contudo as cenas de sexo explicito entre os meninos e o ardina foram cortadas,ja que este ultimo entrou em conflito com o proprio realizador por nao querer ir para a cama com este.

Foram muitas as vezes que quando ouvia na televisao noticias de que Manoel de Oliveira venceu mais um premio disto e daquilo me interrogava: "epa,afinal o que é que este molho de rugas fez para ganhar tanta trofeu?"......Eu hoje percebo porquê.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?