<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, maio 17, 2004

Cardio-respiratorios

Pois bem,o que me traz aqui hoje é um assunto sério e que lamentavelmente se tornou moda - A morte de atletas de alta competiçao.
Foram muitos os casos de desportistas,grande parte deles futebolistas,que neste ano faleceram devido a problemas cardio-respiratorios.
Que tipo de acompanhamento têm os atletas? Esta é ,sem duvida,a pergunta obrigatória! Investiguei e chafurdei neste vasto dicionario informatico mundial que é a Net e claro está obtive resposta.
O que se passa é o seguinte,todos os jogadores - e digo todos incluindo pretos - sao seguidos clinicamente por um médico - nem que seja o do proprio clube -. Nao existe qualquer falha humana ou clinica.Ora,os futebolistas - sao os gajos que pregam cacetadas uns nos outros para tentar acertar na bola - jogam onde? No relvado. O relvado,para alem do tratamento que leva durante o jogo,tem ainda um antes e depois da respectiva partida.E pensam voces: Onde é que este gajo,que só escreve alarvidades que eu leio com muito gosto,quer chegar?
O tratamento da relva passa pela pulverizaçao de quimicos sobre toda a sua superficie,por forma a que esteja pronta para o proximo encontro.Esses mesmos quimicos libertam dioxinas que respiradas provocam graves lesoes internas na caixa respiratoria. Os efeitos nao sao imediatos e os sintomas sao inexistentes. Os jogadores estao desta forma em contacto directo com as dioxinas. Mas há mais.Nao bastasse apenas o quimico largado sobre o relvado temos ainda o pó que é utilizado na marcaçao das áreas,circulo central,linhas laterais,...! Pois é,esse mesmo pó é composto por substancias altamente toxicas,que quando respirado provoca igualmente graves danos internos.

SOLUÇAO: Joguem mais á bola e atirem-se menos para o chao.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?