<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Animação á "Moda Antiga"

A tecnologia assume nos dias de hoje um papel importantissimo na produção de filmes, nomeadamente os de animação. Shrek, Ice Age, Shark Tale, Finding Nemo e o ainda por estrear, Cars! Quando associada a um bom argumento, com uma história suficientemente sólida, o filme pode realmente tornar-se num sucesso nas bilheteiras.
Contudo, sem se recorrer a grandes tecnologias podem também criar-se grandes obras animadas. Na gíria costuma se dizer: "Olha ontem perdi a noite a ver «tal filme»..."
Eu ontem, ganhei a noite ao ter o privilégio de ver em minha casa comodamente dois fabulosos filmes de animação:
A Noiva Cadáver e Wallace and Gromit: A Maldição do Coelhomem .
O primeiro, é sem dúvida uma obra espectacular de Tim Burton. Ao recorrer a técnicas tradicionais, já antes utilizadas em O Estranho Mundo de Jack, este A Noiva Cadáver aborda uma estranha relação entre um jovem vivo e uma noiva que renasce da campa para assumir, o que ela julga ser, o seu casamento de há muitos anos.




É toda a atmosfera negra e sombria, cruzando sentimentos como o amor, a vingança, a vida, a morte e a tristeza, que o torna um sério candidato a Melhor Filme de Animação deste ano. O título pode iludir e criar do filme aquilo que não é!
Para quem o vá ver, vejam se o personagem principal não tem de facto traços semelhantes aos do actor Johnny Depp, que curiosamente lhe "empresta" a voz!

No que se refere a Wallace and Gromit, é de rir do principio ao fim, sem dúvida. Caindo na comparação, é bem mais infantil e muito mas mesmo muito menos sério, dirigido inquestionavelmente á criançada. Quem se recorda dos episódios já transmitidos na televisão, sabe o tipo de tecnologia utilizada - plasticina!!!
A relação entre dono e cão demonstra a enorme cumplicidade existente.



A história em volta de um "monstro" que aterrorizada a cidade, devorando tudo o que é vegetal, e ameaçando seriamente o Festival de Legumes que se aproxima. Têm Wallace e Gromit o dever de o capturar e devolver a calma á localidade.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?